jump to navigation

Vantagens e desvantagens da aprendizagem em AVAs fechados, como o Moodle, ou em modelos de sites abertos, como os blogs 30/03/2009

Posted by foaead09 in Atividade 3 Turma A.
trackback

Maria Cristina Medeiros – Turma A


Blog pode ser definido como sendo “Espaço individual onde tanto o tutor quanto os colegas podem compartilhar suas produções e também deixar comentários uns para os outros, com críticas ou sugestões. (definição: TELECURSO TEC)”. Na internet, há vários serviços gratuítos para publicação em blogs (páginas web), sendo portanto um meio de comunicação democrático, onde o usuário poderá desenvolver um blog com os mais variados temas, como: temas sociais, pessoais, diversas áreas do conhecimento, etc.

Algumas das vantagens da aprendizagem em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) abertos, como os Blogs, são: ser democrático e gratuíto; não haver a necessidade de ser um especialista em informática para utilizar os seus recursos (facilidade de criação e utilização); possibilitar inserir no blog vídeos, imagens, sons, textos, links enriquecendo o seu espaço; possibilidade de integrar atividades pedagógicas com o meio virtual; possibilidade de promover um debate sobre temas de interesse; permite a interação e a comunicação entre as pessoas; o uso do blog economiza papel pois possibilita a inserção de materiais que podem ser consultados on line.

Algumas das desvantagens da aprendizagem em AVAs abertos, como os Blogs, são: por ser aberto, qualquer pessoa pode comentar/participar e algumas vezes, esses comentários poderão não ser adequados ao assunto discutido; estar totalmente exposto para qualquer pessoa, os assuntos inseridos e comentados; um blog onde não há interação entre as pessoas torna-se desinteressante; depender de conexão com a internet para a sua utilização; por ser aberto, e qualquer pessoa poder acessar, a formação de vínculos de amizade são mais raros.

Moodle (Modular Object Oriented Distance Learning) é um sistema de gerenciamento para criação de curso online ou Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) ou Learning Management System (LMS). É um software livre de apoio à aprendizagem e pode ser instalado em várias plataformas que consigam executar a linguagem php tais como Unix, Linux, Windows. MAC OS. Como base de dados podem ser utilizados MySQL, PostgreSQL, Oracle, Access, Interbase ou ODBC. Seu desenvolvimento é de forma colaborativa por uma comunidade virtual, a qual reúne programadores, designers, administradores, professores e usuários do mundo inteiro e está disponível em diversos idiomas. A plataforma vem sendo utilizada não só como ambiente de suporte à Educação a Distância mas também como apoio a cursos presenciais, formação de grupos de estudo, treinamento de professores. (fonte: http://moodlelivre.com.br/o_que_e_moodle/ acessado em 30/03/2009). Algumas das vantagens da aprendizagem em AVAs fechado, como os Moodle: ser diversificado, disponibinilizando diversas ferramentas (blog, e-mail, fórum, chat, galeria, diário, etc) e materiais atualizados (vídeos, textos) que contribuem para a aprendizagem; fácil utilização por parte do aluno; permite a interação entre os usuários e a exposição de sua opinião, contribuindo para o debate e troca de informações; permite alterações dos arquivos gerados; possibilitar a aprendizagem de forma assíncrona ou síncrona; possibilita ao aluno gerir o seu próprio tempo/local para o estudo (flexibilidade); as pessoas que participam em um sistema fechado estão alinhadas num mesmo propósito (conforme as atividades propostas); possibilidade de muitas pessoas utilizarem ao mesmo tempo (várias turmas e vários cursos). Algumas das desvantagens da aprendizagem em AVAs fechado, como os Moodle: os materiais disponíveis não poderem ser utilizados abertamente, sendo permitido seu uso somente durante a duração do curso; depender de conexão com a internet (velocidade rápida) para a sua utilização; necessidade de disciplina e organização (gestão do tempo) por parte do aluno, para cumprir as tarefas no prazo estabelecido; empobrecimento na formação de vínculos afetivos entre os envolvidos (professores e alunos); necessidade de conhecimento básico de informática (Microsoft Office) para elaboração de algumas atividades.

Sobre minha experiência com o uso de Blogs, tive a oportunidade de criar um durante capacitação do Portal Aprende Brasil na unidade escolar que trabalho. Contudo, por não haver interação, acabei desanimando e não postando mais no Blog, passando a utilizar mais o site da escola.


About these ads

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: